top of page

Entenda porque o primeiro seguidor é tão importante


Fala Hacker da Música,

Hoje vou resgatar um conceito bem antigo mas de extrema importância para todos os artistas. Pra quem acompanhou os primórdios da "Era da Internet" (lá pelos anos 2000) já deve ter visto um famoso vídeo de um cara dançando em uma festa enquanto outras pessoas o observavam.

Esse vídeo se chama “First Follower: Leadership Lessons from Dancing Guy”, feito por Derek Sivers e virou um marco.

Muitas pessoas do mercado passaram a usar esse vídeo como um demonstrativo sobre liderança e a importância de motivar as pessoas a te seguirem. Mas para mim ele diz muito mais…

Um dos aprendizados mais incríveis desse vídeo é que ele não só demonstra essa questão da liderança como também deixa transparente o quanto o primeiro seguidor de um líder é tão importante quanto o líder em si. E que sem ele (o primeiro seguidor), todas as demais pessoas jamais o seguiriam.

Pois bem! Isso a própria narrativa do vídeo diz, então você deve estar se perguntando o que ele tem de tão incrível.

Trazendo um pouco para a realidade de nosso cenário musical eu percebo que tem muitos artistas que ficam muito preocupados com os números.

Eles se comparam aos artistas que possuem um número de seguidores maior, ou de streams, ou ainda quando fazem uma Live, sempre acham que o número de pessoas assistindo é muito baixo.

Só que os artistas que tem a linha de pensamento se esquecem que as pessoas hoje em dia tem um tempo disponível bem limitado para poder aproveitar o trabalho de um artista e quando fazem você precisa agradecer. Sim, seja grato! Independente do número. Esse espectador deixou de fazer qualquer outra coisa ou ver outro artista para ver você em sua Live.

É um tempo precioso e você precisa valorizar isso.

E a melhor forma de você sempre demonstrar o quanto você os valoriza é sempre se preocupando com a qualidade de conteúdo que você entrega ao seu público.

Já presenciei inúmeros relatos que uma música mudou um caminho trágico de alguém, ou ajudou essa pessoa a sair da tristeza, ou até mesmo trouxe a força que ela precisava para um momento. Entende a importância disso?

Ficar comparando seus números só vai fazer você ficar ansioso e não vai ajudar em nada na sua carreira.

Mude o seu foco! Se está muito preocupado com os números transfira essa sua preocupação em fazer um o conteúdo que você sinta orgulho e que atenda o seu público. A preocupação que precisa ter é com qualidade. SEMPRE! Os números serão apenas uma consequência.

No vídeo que postei no nosso Youtube você consegue conferir também o vídeo da importância do primeiro seguidor que comento aqui no texto na íntegra, além de mais algumas dicas sobre o tema. Confira:

Keep Rockin' Marcos Bohrer

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • fb-opaco-png
  • youtube-opaco-png
  • ig-opaco-png
bottom of page