Saiba o que seu público procura nas redes sociais


Você já parou para pensar no que realmente seu público quer ver nas redes sociais?

Já ficou em dúvida do que postar ou até mesmo faz suas postagens mas não tem o retorno que gostaria?

Parecem perguntas simples demais para serem respondidas, mas sem essas respostas todo o artista tem uma grande tendência a ficar completamente perdido. Vejo muito artista não conseguindo desenvolver seu conteúdo, nem como, quando ou onde postar. E isso tem total ligação com as perguntas que coloquei anteriormente.

Não existe uma fórmula mágica e genérica que diz o que o artista deve fazer para conseguir o sucesso que ele almeja nas redes sociais. Se alguém falou isso para você em algum momento, trate de apagar da sua mente! rs Cada artista é única e cada público também é. Existem gostos, idades e conceitos totalmente diferente que influenciam no tipo de conteúdo artístico.

Se pudesse definir qual o primeiro passo ideal para que o conteúdo seja de extrema qualidade eu diria "Defina seu Conceito".

O conceito, ao meu ver, nada mais é que a base para você definir o tipo de comunicação que vai "explorar" com seu público, e é justamente ela quem vai te ajudar com a conexão e a linguagem a ser seguida.

Por exemplo: você trabalha com o público que tem um perfil Teen, então você vai explorar temas que tenham relação com esse público para se conectar com ele. Mas você só vai saber se o seu público tem esse perfil se definir qual o seu conceito como artista.

Existem três tipos de perfis de público navegando na internet hoje em dia:

  • Informação/ Educação É aquela pessoa que usa a internet para procurar resolver um problema. Se você observar, quando você digita "como" na barra de pesquisa do Google, já vem uma infinidade de possibilidades para você preencher. Isso demonstra um tipo de comportamento do público que navega pela web onde o objetivo está sempre envolvido com se desenvolver ou aprender algo.

  • Diversão É aquela pessoa que busca algum tipo de entretenimento. Boa parcela do público usa a internet como forma de relaxar ou até mesmo "fugir" um pouco da realidade, então buscam formas de se entreter através de uma música, redes sociais ou vídeos engraçados,por exemplo. Eu, por exemplo amo filmes! Então fico buscando resenhas de filmes ou, quando não estou estudando, perco algumas horinhas vendo o perfil do 9gag no Instagram rs

  • Conexão É uma das características mais fortes e que mais fideliza um público. O público busca se emocionar e sentir coisas naquilo que consome. Então existe uma tendência deles procurarem e se fidelizarem a tipos de conteúdos que entregam isso a eles. Além disso, a conexão também pode entrar também através de uma troca de mensagens ou até mesmo ligações de vídeo. Eu diria até que esse último seria um dos principais. Quem em meio a quarentena, por exemplo, não explorou os Apps de ligação por vídeo para falar com parentes e amigos?

Com base desses perfis e trazendo para a realidade do mundo da música, é muito raro hoje em dia encontrarmos artistas que tenham um perfil educativo.

Hoje eu dia, eu observo que a maioria deles transita nos pilares da diversão e da conexão, e nem sempre um mesmo artista consegue explorar os dois campos em um mesmo momento.

Vou exemplificar para que possa entender melhor. Se você reparar existe uma divisão entre música para dançar e músicas para relaxar. As músicas classificadas para dançar são normalmente mais agitadas (diversão), e as para relaxar possuem uma composição mais poética (conexão)

Saber se você se conecta ou se diverte se torna a base para você definir o tipo de comunicação que vai seguir.

Tem um ponto que gosto sempre de reforçar que se você é um artista da área da música é isso que precisa explorar em seus conteúdos nas redes sociais.

Você não deve confundir e se sentir na obrigação de se tornar um Digital Influencer passando a deixar a música para escanteio.

Porém você também não pode focar somente na música. Por exemplo, aquele artista que só posta conteúdo do tipo "escute minha música" e nada mais, ou até mesmo aqueles que você começa a seguir e eles logo te mandam uma DM pedindo pra você escutar a musica dele (se você é um desses artistas, por favor, não faça isso! Isso trás um impacto negativo absurdo na sua imagem como artista. Não seja um mendigo digital).

Você precisa encontrar um equilíbrio.

A rede social é a vitrine de seu trabalho mas cada uma tem um tipo de entrega de conteúdo. O Youtube, por exemplo, é onde o seu público vai querer ver seu clipe oficial, o Instagram será vai compartilhar um pouco de seus projetos e lançamentos, e mostra um pouco do seu dia a dia.

Agora, um outro ponto crucial são as referências.

REFERÊNCIA NÃO É COPIAR OUTRO ARTISTA

Isso precisa ser um mantra na sua vida. Uma coisa é você buscar diversas referências de trabalho e chegar a conclusão do que quer fazer unindo o seu perfil com o melhor de cada referência, e outra coisa é você pegar o perfil de um artista e imitar o que ele faz.

Quando busca um "artista referência" ele precisa ser relevante, ou seja, não adianta você usar como referência um artista muito conceitual que quase não posta no perfil dele e querer fazer igual, porque isso não vai funcionar para você. Principalmente se estiver começando agora a sua carreira.

Agora vou te passar um outro mantra: NÃO TENHA MEDO DE POSTAR.

Não fique com medo de postar, por medo de perder seguidores. Se você perdeu algum seguidor é porque não é seu público alvo.

Muito artista confunde o público que ele quer ter com o público que ele tem. Isso é muito comum de acontecer principalmente quando um artista transforma o perfil pessoal em artístico, Então muitas vezes o conteúdo que você tem que postar não está alinhado com esse público que estava presente no seu perfil pessoal, por exemplo.

Eu comentei a respeito de tudo isso no nosso canal do Youtube também. Confira o vídeo a seguir:

Keep Rockin' Marcos Bohrer

#MusicHacks #novosartistas #estratégia #MarketingMusical #Conceito #instagram #redessociais

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