top of page

Os 4 tipos de Produção Musical


Fala Hackers da Música, tudo bem? No post de hoje vou explicar os 4 tipos de produtores musical.

Esse conteúdo eu peguei emprestado do meu sócio, irmão e produtor musical maBê, de uma palestra que ele deu a uns anos atrás. O primeiro tipo que quero abordar é o Produtor Musical Músico/ Instrumentista.

É aquele que já foi instrumentista em alguma banda e já fez vários shows e produções, mas decidiu começar a produzir musicalmente outras pessoas.

Ele costuma possuir uma visão mais detalhada na parte de arranjos.

O outro tipo é o Produtor Musical Engenheiro de Som.

Eventualmente, pode ser aquele que desde de o início decidiu trabalhar com engenharia de som e mixagem, trabalhou ou trabalha em algum estúdio musical, ou ainda pode ser dono de um. Mas que decidiu produzir outros artistas sozinho.

Ele tem uma visão muito mais técnica voltada para sonoridade, mixagem e masterização

O terceiro tipo é o Produtor Musical Entusiasta da Música

São aqueles que não sabem tocar nenhum instrumento mas que fazem produções incríveis. Agora você me pergunta: "Mas não é obrigatório saber tocar algum instrumento para produzir?" Não, não é.

Normalmente, esses produtores tem um conhecimento bem aprofundado em marketing, historia da música, escolha de repertório e passou a se desenvolver de forma aprofundada nesses temas, assim como um diretor artístico.

Ele costuma ter uma equipe que trabalha junto com ele de arranjadores, por exemplo,que dão um suporte na produção musical.

O quarto tipo é o Produtor Musical Beatmaker/ DJ

São aqueles que produzem bases e arranjos eletrônicos direto no computador.

É um tipo que tem ganhado bastante destaque no mercado.

Um ponto de vista muito particular é que apesar de ter muitas faculdade voltadas para produção musical hoje em dia, eu ainda acho que não há nada mais incrível do que a experiencia de vivenciar o processo de produção musical na prática.

Nosso mercado está amadurecendo cada vez mais, então trabalhar com grandes produtores é a melhor forma de você também ser um bom produtor.

Agora uma baita #dicadeouro para artistas:

NÃO ESCOLHA UM PRODUTOR SOMENTE BASEADO NOS ÚLTIMOS TRABALHOS.

Olha, não me entenda mal. É importante você levar em conta os últimos projetos do produtor em consideração, mas o tipo de produtor também é fundamental já que essas características impactam diretamente no seu projeto.

Não existe um produtor melhor que o outro, mas com características que combinem mais com você.

Fiz um vídeo no Youtube falando mais sobre esse assunto. Saca só:

Keep Rockin' Marcos Bohrer

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • fb-opaco-png
  • youtube-opaco-png
  • ig-opaco-png
bottom of page