Please reload

Posts Recentes

MUSIC HACKS – O QUE VEM PELA FRENTE

05/10/2019

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

A Missão do Artista (Viver de Música)

26/05/2020

O que é a missão do artista?

 
Em tempos de pandemia a gente tem falado muito sobre a importância do médico, do enfermeiro, do bombeiro, de profissionais que são muito importantes na nossa sociedade.

 

O artista também tem um papel muito importante na sociedade e às vezes a gente acaba não pensando muito sobre isso.


Tenho uma boa e uma má notícia:
A boa é que a gente é muito importante sim e a má é que a gente ainda vai levar muita porrada até todo mundo entender (e talvez nunca entendam 100%) a importância sobre a arte e a cultura, na sociedade, na educação e na qualidade de vida das pessoas.


Então aí vem a pergunta: É claro pra você QUAL É A SUA MISSÃO COMO ARTISTA? Devo VIVER DE MÚSICA?


Você já parou pra pensar porque você quer viver de música ou arte?


Tem muita gente que pensa em fama ou sucesso: “quero ser famoso”, “quero ser bem sucedido”, “quero ganhar dinheiro”... Mas será que essas razões seriam o objetivo final? Fariam a gente aguentar as pontas quando chegarmos no limite do esgotamento?


Então eu quero falar um pouco sobre as missões de ser artista.


E falando sobre levar porradas, todos vocês já devem ter ouvido falar sobre o conto da cigarra e das formigas, lembram disso? 

 

 


A cigarra levava muitas porradas de muitas formigas simplesmente por estar cantando enquanto elas estavam “trabalhando”.


Eu gosto muito citar um autor que é espetacular (depois eu posso falar um pouco mais dele pra vocês) que é o Kalil Gibran.


O Kalil Gibran tem um livro chamado “O Profeta” que conta a história de um mestre que está deixando uma cidade, indo embora, e todo mundo faz uma série de perguntas pra ele antes de partir.

 

E ele fala sobre a profissão  do artista, do poeta e do música de uma forma muito bonita: “Olha, assim como o padeiro faz o pão pra gente ter energia pro nosso corpo, o músico faz o alimento pra alma”


Concluindo tudo... A gente precisa do enfermeiro, do médico, do bombeiro, do padeiro, mas a gente também precisa da produtor musical, artista, músico, arranjador, engenheiro de mixagem e masterização e toda a cadeia produtiva envolvida com música (e literatura, e dança, etc).

 

Todas essas artes fazem a gente estar vivos na cabeça e no coração. 


Agora pense, defina e responda de novo: Qual a sua missão como artista, qual é o seu papel na sociedade e porque você quer viver de música?


Eu tenho certeza que se você tiver essa missão muito clara, na sua mente e no seu coração, nos momentos mais difíceis você vai conseguir seguir em frente!

 

 



Um outro pensamento que eu acho legal a gente ter é sobre o tempo de fazer sucesso, o tempo de crescer na nossa profissão. 

 

Você nunca vai achar ninguém querendo ser um neurocirurgião em 1 ano, vai? Você sabe que a pessoa vai passar anos estudando, pra se formar médico, fazer estágio, será um interno, fará uma especialização, e depois de uma década vai pensar em entrar em uma sala de cirurgia e aí olhar para um cérebro.


Enquanto há pessoas que às vezes querem entrar no meio da música e ser conhecido nacionalmente (as vezes até internacionalmente) em 1 ano.


Então tenta alinhar sua expectativa, entender e respeitar sua trajetória como qualquer outra profissão respeita.

 

A música nesse sentindo também não diferente da engenharia, do direito, da medicina, você precisa estudar muito, se aperfeiçoar, trabalhar e conseguir experiência. 


Claro que você verá algum caso eventual de artistas que PARECEM vir do nada e fazendo sucesso, mas sempre tem uma história e uma trajetória por trás.

O exercício final é:
- Tentar respeitar a sua história e trajetória
- Alinhar sua expectativa e
- Definir a sua missão e papel como artista  na sociedade.

A gente vai sim levar muita porrada mas tendo essa missão clara, você pode passar isso melhor pra outras pessoas que não entendem muito bem como é viver de arte e de música e ao mesmo tempo, endo essa missão enraizada, você se fortalece para continuar crescendo no seu trabalho!

 

É isso galera! Até o próximo post! ;)

Compartilhe no Facebook!
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkedin
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags